Como escolher o equipamento de movimentação de cargas ideal para sua indústria?

Como escolher o equipamento de movimentação de cargas ideal para sua indústria?

A movimentação eficiente de cargas é essencial para o sucesso de qualquer indústria, mas para tanto, é necessário a escolha do equipamento ideal. Existem diferentes opções de equipamentos para movimentação e elevação de cargas, por este motivo, alguns fatores devem ser considerados para garantir que a escolha atenda às necessidades específicas da operação da empresa.

Separamos algumas dicas que podem auxiliar. Confira:

 

Dicas para escolher o equipamento ideal de movimentação de cargas

1. Entenda as demandas da sua empresa. Antes de tomar qualquer decisão, saiba quais são as demandas específicas da sua indústria. Avalie o tipo, peso e volume das cargas a serem movimentadas, assim como a frequência e a distância de deslocamento.

2. Existem diversos tipos de equipamentos de movimentação de cargas, cada um projetado para finalidades específicas. Conhecer as características, aplicações e capacidades de carga de cada um, permitirá uma escolha mais precisa.

3. Conheça as limitações do layout da sua planta industrial. A infraestrutura física, como corredores estreitos, áreas de armazenamento em altura e obstáculos, influenciará a escolha do equipamento.

4. Opte por equipamentos que tragam mais vantagens quanto à produtividade, sustentabilidade, agilidade e economia.

5. Escolha fabricantes nacionais para ter mais facilidade com disponibilidade de peças de reposição, manutenção e treinamento de operadores.

6. A segurança é uma prioridade máxima em qualquer ambiente industrial. Certifique-se de que o equipamento escolhido esteja em conformidade com as normas de segurança e ofereça segurança nas operações.

 

Aplicações de equipamentos de movimentação e elevação de cargas

A seguir, elencamos os principais tipos de equipamentos para movimentação e elevação de cargas e suas aplicações:

 

Indicações de uso de pontes rolantes

As pontes rolantes podem ser utilizadas por indústrias dos mais diversos segmentos, para auxiliar na movimentação e elevação de cargas pesadas.

A aplicação de pontes rolantes pode beneficiar a logística das indústrias de diferentes maneiras, entre as principais, está a maior eficiência do fluxo de trabalho, permitindo que as cargas sejam movidas rapidamente e com precisão, sem a necessidade de esforço humano excessivo. Isso pode resultar em tempos de ciclo mais curtos, maior capacidade de produção e ajudar a reduzir os custos operacionais.

A ponte rolante pode ser projetada para se adaptar a diferentes tipos de cargas e ambientes de trabalho, tornando-se flexível e versátil.

Confira algumas das indicações de uso: ramo metalúrgico, mecânico, químico, automotivosiderúrgico, de mineradorasindústria plástica e metalmecânicaindústria ferroviária, de geração de energia, da construção civil, fundições, agronegócio, entre outros.

•  Clique aqui e conheça os tipos de pontes rolantes do mercado.  Aproveite e leia um artigo que explica mais sobre as aplicações das pontes rolantes.

 

Indicações de uso de pórticos rolantes

Os pórticos rolantes se movem sobre trilhos instalados no piso, e por este motivo, podem ser utilizados tanto dentro de indústrias, quanto a céu aberto. Eles possuem baixo custo de manutenção, e se comparados à guindastes, apresentam mais segurança e agilidade.

Os pórticos rolantes podem ter diversas aplicações, como: a movimentação de cargas pesadas na indústria dos mais diversos segmentos, na construção civil (em canteiros de obras para manuseio de pré-moldados, produtos e grandes cargas), na indústria ferroviária, em portos para movimentação de contêiner, na manipulação de pedra e aço, entre diversas outras áreas.

•  Confira as diferenças entre pórticos e pontes rolantes! Conheça as características dos pórticos biviga e dos pórticos monoviga!

 

Onde utilizar semipórtico rolante?

Os semipórticos rolantes possuem somente um lado com colunas e na outra extremidade, o apoio ocorre por uma viga apoiada na parte superior de uma estrutura no galpão do cliente.

Eles têm a função de eliminar parcialmente colunas que impossibilitam o manuseio de peças no interior de uma estrutura e são utilizados no içamento e translação de cargas diversas, especialmente onde o espaço é limitado ou a estrutura de suporte é parcial.

 

Braços Giratórios e suas aplicações

Os braços giratórios foram desenvolvidos para facilitar o processo de elevação e movimentação de cargas em ambientes de pequeno e médio porte. Eles movimentam cargas com ângulo de 180º, 270º ou 360º e podem ser instalados para operação sozinha e localizada, ou em várias células de trabalho, liberando pontes rolantes e outros equipamentos de movimentação para outras atividades.

•  Conheça mais detalhes sobre esse produto Brevil!

 

Uso de carros de transferência

Os carros de transferência são utilizados para facilitar a movimentação interna de cargas pesadas. Montados sobre trilhos no piso da fábrica, podem ser aplicados nos mais diversos setores e têm como principal finalidade: distribuir cargas, materiais e produtos.

Podem ser utilizados em parques fabris na movimentação de matéria-prima e insumos, na área de armazenagem no transporte de materiais, ou na de expedição, com a movimentação de produtos prontos e embalados.

Os carros de transferência também podem dar auxílio no transporte de cargas no sentido transversal do galpão, movimentando materiais e produtos de um vão para outro.

•  Clique aqui e saiba mais!

 

Utilização de monovias

As Monovias são equipamentos de movimentação e elevação de cargas, normalmente utilizadas em linhas de montagem e estoques em geral, sendo empregadas em diversos setores. Elas são caminhos de rolamento dos sistemas de içamento de cargas, constituídas por uma estrutura metálica e talhas responsáveis pelo transporte de materiais.

As Monovias Brevil podem ser fabricadas com sistemas tipo Trave ou sistemas tipo L Invertido. Saiba mais clicando aqui!

 

→ Esses são os principais equipamentos utilizados em indústrias para mover e elevar cargas. A Brevil é especialista nesta área e oferece aos clientes projetos customizados, com a fabricação de produtos nos mais diferentes tipos de estrutura e com recomendações baseadas nas necessidades específicas de aplicações de elevação. Solicite um orçamento diretamente pelo site ou entre em contato com a equipe comercial!

Aguarde