Diferença entre pórtico e ponte rolante

Diferença entre pórtico e ponte rolante

Nós fabricamos os dois tipos de equipamentos e para não causar dúvidas na hora de escolher o que mais se adeque às necessidades do seu negócio, vamos mostrar no decorrer deste artigo, algumas características importantes que os diferenciam.

Tanto a ponte rolante quanto o pórtico rolante, são fabricados para movimentar e elevar grandes cargas e se movem sob trilhos. Mas, enquanto as pontes rolantes se movimentam e são apoiadas através de uma sustentação aérea, os pórticos se movem sob trilhos instalados no piso.

Existem outras diferenças e opções de utilização que você pode conferir a seguir:

O que é ponte rolante?

A ponte rolante é constituída por viga, carro, talha e componentes eletroeletrônicos. Seu movimento acontece através de trilhos apoiados nas vigas do caminho de rolamento.

Ela pode ser utilizada nos mais diferentes segmentos, podendo suportar pesos variados. Sua capacidade de carga é dimensionada pela necessidade do usuário, pelo vão do equipamento e por sua altura de elevação.

A ponte rolante precisa de:

- Colunas, suportes ou consoles: recebem o caminho de rolamento e são responsáveis por garantir todo o esforço lateral, transversal e longitudinal;

- Caminho de rolamento: recebe o equipamento e é fundamental para o bom desempenho do equipamento;

O que é pórtico rolante?

Os pórticos se movem sobre trilhos instalados no piso, e por este motivo, podem ser utilizados dentro de indústrias e demais empreendimentos, ou a céu aberto.

Sobre as características, os pórticos possuem vigas principais que suportam o peso da carga a ser movimentada com pernas em suas extremidades apoiadas sobre cabeceiras verticais, que se movimentam através de trilhos instalados no piso. Os pórticos rolantes possuem baixo custo de manutenção, e se comparados à guindastes, apresentam mais segurança e agilidade.

Onde utilizar ponte rolante

As pontes rolantes são amplamente utilizadas na indústria para mover materiais e cargas de um lugar para outro de forma eficiente e segura.

A aplicação de pontes rolantes pode beneficiar a logística da empresa de várias maneiras. Primeiro, elas aumentam a eficiência do fluxo de trabalho, permitindo que as cargas sejam movidas rapidamente e com precisão, sem a necessidade de esforço humano excessivo. Isso pode resultar em tempos de ciclo mais curtos e maior capacidade de produção.

Também podem ajudar a reduzir os custos operacionais, pois elas requerem menos mão de obra e menor manutenção. Elas também podem ser projetadas para se adaptar a diferentes tipos de cargas e ambientes de trabalho, tornando-as flexíveis e versáteis.

Elas auxiliam diversos segmentos, como: metalúrgico, mecânico, químico, automotivosiderúrgico, de mineradorasindústria plástica e metalmecânicaindústria ferroviária, de geração de energia, da construção civil, fundições, agronegócio, entre outros.

Onde utilizar pórtico rolante

Os pórticos rolantes são ideais para serem instalados em espaços externos (ao ar livre) auxiliando no processo de movimentação e armazenamento dos mais diversos materiais e assim como as pontes rolantes, podem ter diversas aplicações. Vamos usar como exemplo a movimentação de cargas pesadas na indústria, na construção civil em canteiros de obras para manuseio de pré-moldados ou outros materiais, na indústria ferroviária, em portos para movimentação de contêiner, na manipulação de pedra e aço, entre diversas outras áreas.

Seu uso pode melhorar significativamente a eficiência e a eficácia da logística de uma empresa, reduzir custos operacionais e aumentar a segurança no trabalho.

Nós fabricamos os pórticos rolantes monoviga e biviga, bem como as pontes rolantes biviga e monoviga, com toda a tecnologia e qualidade que garantem confiança e segurança na movimentação e elevação de cargas. A montagem é feita por profissionais especializados e os equipamentos são fabricados a partir de rigorosos controles de qualidade.

Nossos equipamentos podem ser fabricados de acordo com a necessidade de cada cliente e oferecemos para cada um deles, uma variedade de acessórios opcionais.

Garantimos baixo ruído de deslocamento, facilidade no manuseio, suavidade nos movimentos e atendimento às exigências técnicas e de segurança de padrão internacional,

Entre em contato com nossa equipe comercial ou solicite um orçamento diretamente pelo site!

Aguarde