O que é ponte rolante?

O que é ponte rolante?

Para se manterem competitivas frente ao mercado em constante evolução, é necessário que as indústrias invistam em equipamentos que promovam mais produtividade, facilidade e segurança nos processos. Nesse contexto, a utilização de tecnologias avançadas desempenha um papel crucial.

É nesse cenário que as pontes rolantes se destacam como uma ótima solução, proporcionando a movimentação segura e eficaz de cargas pesadas em ambientes industriais. No decorrer deste artigo, você saberá mais sobre o que é uma ponte rolante, quais seus componentes, tipos e benefícios. Confira!

 

O que é uma ponte rolante?

A ponte rolante é um equipamento utilizado para içar e movimentar grandes cargas, que dificilmente podem ser movidas de forma manual. Pode ser aplicada em diferentes segmentos industriais e auxilia diretamente no aumento de produtividade, na segurança e facilidade das operações.

Constituída basicamente de viga, carro e talha, a ponte rolante foi desenvolvida para suportar pesos variados e é composta por uma estrutura metálica horizontal. Ela se move sobre trilhos, apoiados em vigas de rolamento e a carga de elevação é limitada apenas pelo vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e altura de elevação.

 

Para que serve a ponte rolante?

A ponte rolante tem como objetivo transportar a movimentação de cargas, em processos industriais dos mais diversos segmentos, auxiliando diretamente na logística das empresas, seja na movimentação de matéria-prima, de equipamentos ou de produtos, seja no processo de fabricação, de armazenagem ou expedição.

Algumas das aplicações das pontes rolantes incluem os setores: metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico,  automotivosiderúrgico, mineradorasindústria plástica e metalmecânicaindústria ferroviária, de geração de energia e da construção civil.

→ Clique aqui e confira tudo que você precisa saber sobre ponte rolante!

 

Vantagens da ponte rolante

Entre as vantagens na utilização de pontes rolantes estão:

1. Segurança aos operadores

Ao utilizar uma ponte rolante, há menos necessidade de trabalho manual para levantar cargas pesadas, o que reduz o risco de lesões aos colaboradores, além de outros acidentes relacionados ao trabalho. Dessa forma, as pontes rolantes contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro.

2. Facilidade no transporte de materiais

A movimentação horizontal e vertical das cargas é controlada com precisão por meio de dispositivos de controle remoto ou painéis de controle, permitindo uma manipulação suave e segura das grandes cargas.

3. Melhor aproveitamento de espaços

As pontes rolantes ocupam menos espaço se comparadas com outros métodos de movimentação de carga, como empilhadeiras ou guindastes fixos. Além disso, podem ser utilizadas para alcançar áreas de difícil acesso.

4. Aumento significativo na produtividade

As pontes rolantes permitem o manuseio eficiente de cargas pesadas, acelerando o processo de movimentação de materiais e aumentando a produtividade da operação.

5. Economia

Se operada corretamente, o uso de uma ponte rolante evita desperdícios de materiais e geralmente requerem menos manutenção, o que pode resultar em economia a longo prazo.

→ Saiba como ter redução de custos na sua empresa com as pontes rolantes!

6. Versatilidade

Elas podem trabalhar com uma ampla variedade de tipos e pesos de cargas, podendo atender às diferentes necessidades dos clientes.

 

Quais os componentes de uma ponte rolante?

As pontes rolantes são compostas por viga, carro e talha, e necessitam de apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento. O carro serve para elevar e descer a carga e correr ao longo do eixo transversal. A elevação pode ser realizada através de cabos de aço ou correntes e os objetos podem ser movidos horizontalmente ao longo do eixo da própria ponte.

 

Controle de movimento de ponte rolante

Na Brevil, as pontes rolantes são fabricadas com produtos de alta qualidade, com tecnologia de ponta e são projetadas para que a movimentação e elevação de cargas sejam realizadas de forma rápida, segura e eficiente.

A ponte rolante Brevil pode ser acionada e operada através de um controle remoto, reduzindo gastos com mão de obra e trazendo outros benefícios, como: melhores condições de trabalho, otimização de tempo e recurso, segurança e aumento na produtividade.

Além disso, são equipadas com inversores de frequência, que tornam as operações mais eficientes e seguras, trazendo suavidade nos movimentos e durabilidade dos componentes.

→ Clique aqui e saiba para que servem os inversores de frequência!

 

Quais são os tipos de pontes rolantes?

A Brevil oferece dois tipos de pontes rolantes:

 

PONTE ROLANTE UNIVIGA

Também chamada de monoviga, este tipo de ponte rolante possui apenas uma viga e talha com fixação na parte inferior da viga. A Brevil fabrica a ponte rolante univiga com capacidade de carga de até 15 toneladas e vãos de até 30 metros.

 

 PONTE ROLANTE DUPLA VIGA

As pontes rolantes duplaviga, ou biviga, possuem a duplicidade de vigas que permite o carregamento e movimento de cargas ainda muito mais pesadas. Neste tipo de equipamento, a talha tem fixação na parte superior da viga. Na Brevil elas são fabricadas com capacidade de carga de até 200 toneladas e vãos de até 40 metros.

 

Quais são os diferenciais das pontes rolantes Brevil?

As Pontes Rolantes Brevil são produzidas com tecnologia própria, fabricação 100% nacional, apresentam robustez, confiabilidade, inovação e segurança para movimentação e elevação de cargas.

Elas são fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade e apresentam diversas vantagens, como: baixo ruído de deslocamento, suavidade nos movimentos, facilidade no manuseio, acessórios opcionais e atendimento às exigências de segurança.

A Brevil oferece aos clientes projetos customizados, com a fabricação de produtos nos mais diferentes tipos de estrutura e com recomendações baseadas nas necessidades específicas de aplicações de elevação. Solicite um orçamento diretamente pelo site ou entre em contato com a equipe comercial!

Aguarde