Tudo que você precisa saber sobre ponte rolante

Tudo que você precisa saber sobre ponte rolante

A ponte rolante é um equipamento muito utilizado nos mais diferentes segmentos, para movimentação e elevação de grandes cargas, que dificilmente poderiam ser movidas de forma manual. Ela foi desenvolvida para suportar pesos variados, sua capacidade de carga é dimensionada pela necessidade do usuário, pelo vão do equipamento e por sua altura de elevação.

Continue lendo este artigo e descubra tudo que é preciso saber sobre pontes rolantes!

 

O QUE É PONTE ROLANTE

Uma ponte rolante é um equipamento utilizado para movimentar cargas pesadas e de grande volume. Ela é frequentemente utilizada em fábricas, armazéns e instalações industriais, facilitando o transporte e movimentação destes materiais pesados, além de proporcionar eficiência e agilidade no manuseio de carga, permitindo que os operadores movam os objetos de um local para outro com facilidade, a partir de um controle remoto.

 

DO QUE A PONTE ROLANTE É CONSTITUÍDA?

A primeira coisa a se saber sobre ponte rolante, é que ela precisa de:

- Colunas, suportes ou consoles: estes recebem o caminho de rolamento, são responsáveis por garantir todo o esforço lateral, transversal e longitudinal e podem ser fabricados em concreto ou aço.

- Caminho de rolamento: este recebe o equipamento ponte rolante, pode ser constituído em concreto ou vigas metálicas e seu alinhamento é fundamental para o bom desempenho do equipamento.

A ponte rolante é constituída por viga, carro, talha e componentes eletroeletrônicos. Seu movimento acontece através de trilhos apoiados nas vigas do caminho de rolamento.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PONTES ROLANTES?

Existem dois tipos de pontes rolantes mais comuns e comercializados no mercado: a ponte rolante de viga única (monoviga ou univiga) e de viga dupla (biviga ou dupla viga). O que as diferencia são suas condições de operação, características construtivas e principalmente, a capacidade de carga que pode ser movimentada. A Brevil por exemplo, oferece a Ponte Rolante Monoviga capacidade de carga de até 16 toneladas e com vãos podendo atingir até 30 metros, e a Biviga, com até 200 toneladas de capacidade de carga e vãos de até 40 metros.

 

PARA QUE SERVE A PONTE ROLANTE?

Basicamente, a ponte rolante é responsável por movimentar e elevar produtos, matérias-primas, ou outros equipamentos de setores diversos, com agilidade, eficiência e segurança.

Por exemplo, no agronegócio elas podem ser utilizadas no içamento e no transporte de big bags dos mais diversos produtos, como cebola, soja, milho, trigo, café, feijão e fumo. Já na área industrial, como  na de aço, a ponte rolante pode ser útil em todas as etapas de fabricação, na central de distribuição, expedição e estoque.

A Brevil oferece a opção de fabricar os equipamentos com comprimento de vãos e capacidade de carga personalizadas, para atender às necessidades de caga segmento.

 

COMO ESCOLHER UMA PONTE ROLANTE?

Ao escolher uma ponte rolante para sua empresa, alguns fatores devem ser analisados, já que o tipo/modelo vai depender do ambiente onde ela será instalada e da área de aplicação. Portanto, antes de adquirir, é necessário realizar um planejamento e uma avaliação sobre as cargas que serão movimentadas e a finalidade do equipamento.

A equipe comercial da Brevil pode te auxiliar e tirar suas dúvidas no momento de encontrar a ponte rolante que mais se adeque às suas necessidades.

 

PONTES ROLANTES E PROJETOS PERSONALIZADOS

Há ainda a possibilidade de personalização de pontes rolantes conforme as demandas de trabalho, características do ambiente e tipo de atividade que se visa realizar.

A Brevil promove a personalização das pontes rolantes, para entregar soluções sob medida para sua indústria. Você pode solicitar a personalização de cor, capacidade de carga, comprimento de vãos, além de contar com uma variedade de acessórios opcionais.

Os produtos Brevil possuem alta qualidade e durabilidade e se adaptam aos mais variados tipos de indústrias, resistindo à ação do tempo, calor, poeira e outros fatores.

 

POR QUE UTILIZAR PONTE ROLANTE NA SUA EMPRESA?

Entre as principais vantagens de investir em pontes rolantes para o seu negócio, está a potencialização da produtividade, mais agilidade, economia, segurança e praticidade em todos os processos que envolvam elevação e transporte de materiais e grandes cargas.

Sobre agilidade, praticidade e segurança, as pontes rolantes da Brevil podem ser acionadas por um controle remoto, onde um único operador pode realizar a função, sem ter contato direto com essas cargas em movimento, diminuindo as chances de acidentes de trabalho. Você pode conferir mais vantagens clicando aqui!

 

VANTAGENS DAS PONTES ROLANTES FABRICADAS NO BRASIL

Este é um ponto muito importante sobre o que deve ser analisado em uma ponte rolante. A fabricação nacional garante alguns benefícios que uma marca importada possa não oferecer.

Por exemplo, se você adquirir uma ponte rolante fabricada no Brasil, como a Brevil, terá a garantia da produção seguindo rigorosos controles de qualidade, conforme a NBR 8400, alta durabilidade e a entrega rápida e confiável. Além disso, há facilidade no momento de adquirir peças para reposição, ou contar com serviços de assistência técnica.

Toda ponte rolante é montada, testada e calibrada em fábrica e a Brevil ainda oferece a realização dos testes de carga, direção, elevação e translação junto do cliente, para assegurar a qualidade e o funcionamento do equipamento.

 

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a equipe comercial da Brevil! Se achar que já está pronto para compra, solicite um orçamento diretamente pelo site.

Aproveite e confira os demais artigos da Brevil sobre o assunto!

Aguarde