O que você precisa saber ao adquirir uma ponte rolante

O que você precisa saber ao adquirir uma ponte rolante

As pontes rolantes podem ser utilizadas por indústrias dos mais diversos segmentos, para auxiliar na movimentação e elevação de cargas pesadas. Além disso, elas podem ser fabricadas com comprimento de vãos e capacidade de carga personalizadas, como os nossos equipamentos, que chegam às 200 toneladas de capacidade.

Em textos anteriores, já explicamos o que é uma ponte rolante e para que ela pode ser utilizada. Hoje, vamos mostrar por que sua empresa deve investir em pontes rolantes Brevil, quais os benefícios com esse investimento e o que você precisa saber antes de comprar o equipamento!

Benefícios do uso das pontes rolantes

As vantagens em utilizar pontes rolantes nas empresas são significativas. Impulsionamento da produtividade, agilidade, economia, segurança e praticidade, estão entre elas. Para operações logísticas de elevação e transporte de cargas, as pontes rolantes são aptas a fazer todo o trabalho, suportando grandes pesos e realizando com suavidade a movimentação.

Quanto à segurança, além de suportar grandes cargas, os equipamentos podem ser controlados através de um controle, retirando os colaboradores do contato com essas cargas, evitando problemas de lesões por repetição, ou de acidentes de trabalho e tendo um ganho de tempo operacional.

Já em relação à economia, diferente de outros sistemas de movimentação, como os realizados com empilhadeira por exemplo, as pontes rolantes oferecem as vantagens de não serem necessários gastos com gás, motorista operador e manutenções rotineiras semanais ou mensais, e de conservar o chão de fábrica, já que são instaladas na parte superior das estruturas, e outro ponto importante é a redução da área fabril, e ou melhor aproveitamento, pois a Ponte Rolante trabalha na parte superior em caminho de rolamento, já a empilhadeira trabalha sobre o piso e necessita de corredores de área de manobra.  Com a evolução tecnológica, os equipamentos de movimentação também evoluíram, e um ponto que deve ser ressaltado em nossas pontes rolantes, é que possuímos em todos os movimentos inversores de frequência, que em conjunto com os motoredutores, geram um consumo de energia extremamente baixo.

Como comprar uma ponte rolante

Antes de comprar pontes rolantes, é preciso fazer um planejamento e levantamento de alguns dados, tais como tipo de carga que será transportada, finalidade do equipamento e o ambiente de trabalho. Tendo essas informações em mãos, fica fácil descobrirmos se para o seu caso específico, você vai precisar de um equipamento de uma ou duas vigas, se precisará de acessórios opcionais e se a sua estrutura está apta a comportar uma ponte rolante.

A compra da ponte rolante pode ser dividida então em três processos:

Quando o cliente já possui outras pontes rolantes e já existe toda a estrutura: Neste caso, serão necessárias as seguintes informações: capacidade do equipamento; vão do equipamento; altura de elevação do equipamento; velocidade de elevação; descrição do ambiente; material a ser movimentado; informações do pavilhão ou galpão; informações do caminho de rolamento e estrutura existente; horas trabalhadas; altura mais usual de elevação; e capacidade içada com maior frequência (sendo os três últimos necessários para se determinar a classe de trabalho, M2, M3, M4, M5, M6, M7 na norma brasileira, ou a norma Europeia FEM, 1Bm,1Am, 2m, 3m, 4m).

Caminho de rolamento: Quando o cliente possui as colunas com mísulas/consoles, oferecemos a opção de se instalar o caminho de rolamento. Para isso, são necessárias as seguintes informações: comprimento; eletrificação; vigas de concreto existente (neste caso é ofertado apenas o trilho quadrado); trilho TR; e batentes mecânicos.

Estrutura de caminho de rolamento: Quando o cliente possui apenas o pavilhão/galpão onde não foi previsto a utilização de equipamentos de movimentação, ou em uma empresa que precisa otimizar uma linha de produção, nós oferecemos a opção de fornecimento de uma estrutura autoportante, composta por: estrutura, caminho de rolamento e ponte rolante.

Neste caso, é preciso saber se o cliente tem preferência por distância entre colunas, muitas vezes para acompanhamento de um layout existente, ou podendo realizar o cálculo estrutural considerando o custo X benefício entre as distâncias.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esse processo, entre em contato com nossa equipe comercial e fique à vontade para saber mais! Se você deseja fazer um orçamento, acesse nosso site e preencha o formulário!

Aguarde