Você sabe para que servem as pontes rolantes?

As pontes rolantes são equipamentos utilizados para movimentação e elevação de cargas (que não podem ser movidas facilmente de forma manual), compostas basicamente de viga, carro e talha. Elas podem ser construídas para suportar pesos variados e são compostas por uma estrutura metálica horizontal. Elas se movem sobre trilhos, apoiados em vigas de rolamento e a carga de elevação é limitada apenas pelo vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e altura de elevação.

As pontes rolantes podem ser usadas nos mais diversos segmentos industriais, como metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico e da construção civil, e auxiliam na movimentação de matéria-prima, cargas e produtos durante todo o processo de fabricação e expedição.

Entre as vantagens na utilização estão a otimização do tempo, a facilidade no transporte de materiais, melhor aproveitamento de espaços e aumento significativo na produtividade e economia.

Componentes de uma ponte rolante

Os principais elementos de uma ponte rolante são: viga, carro e talha.

Para que a ponte possa ser instalada, é necessário apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento. Em locais onde não há esse suporte, é necessário a personalização.

O carro serve para elevar e descer a carga e correr ao longo do eixo transversal. As pontes podem possuir carros principais e auxiliares, dependendo da operação que se deseja realizar. A elevação pode ser realizada através de cabos de aço ou correntes, e os objetos podem ser movidos horizontalmente ao longo do eixo da própria ponte.

Pontes Rolantes da Brevil

Confeccionadas nos níveis mais elevados de tecnologia e eficiência, as Pontes Rolantes Biviga e Monoviga Brevil, apresentam movimentação suave e estável, robustez, confiabilidade, inovação e segurança para movimentação e elevação de cargas. Elas são fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade e apresentam diversas vantagens, como baixo ruído de deslocamento, facilidade no manuseio, suavidade nos movimentos, acessórios opcionais e atendimento às exigências de segurança.

As Pontes Rolantes são fornecidas com alimentação elétrica dos carros através de esteiras porta-cabos, aumentando a segurança operacional e de manutenção. A Brevil possui atualmente, capacidade de fabricar Pontes Rolantes Biviga de até 200 toneladas de capacidade de carga, com vãos de até 40 metros, e Pontes Rolantes Monoviga, podem ter capacidade de até 15 toneladas, com vãos podendo atingir 30 metros.

Entre outras características, as Pontes Rolantes Brevil atendem às especificações da NR-12, possuem cabine de comando, caminho de rolamento metálico, carros coletores e pantográficos, comando por botoeira acoplado a talha, comando via rádio, controle de velocidade por comando ou inversor de frequência, estrutura 100% jateada padrão SA 2,5 através de túnel automático, fim de curso para translação, direção e elevação, freios externos (caso necessário), garras mecânicas e hidráulicas para captação de materiais, sistema anti-colisão com sensores de aproximação, etc.

Conheça as soluções da Brevil

A Brevil Bremer e Marcovil Metalomecânica Ltda atende os mais diversos segmentos, como de alimentação de caldeiras, construção civil, fundição, geração de energia, papel e celulose, ramo alimentício, distribuição de aço, fábrica de máquinas, ramo madeireiro e de compensados, estruturas metálicas, entre outros.

No caso de pontes rolantes, a empresa oferece estudos de engenharia para execução de alterações de vãos, de capacidade, de velocidade e análise estrutural, de acordo com a necessidade de cada negócio.

Além disso, a empresa fabrica pórticos e semipórticos rolantes (monoviga e biviga), talhas elétricas, monovias, carros de transferência e braços giratórios.

Entre em contato com a Brevil e adquira a solução ideal para sua necessidade!

Aguarde