Você sabe para que servem as pontes rolantes?

Você sabe para que servem as pontes rolantes?

A ponte rolante é um equipamento utilizado para movimentação e elevação de grandes cargas, que dificilmente poderiam ser movidas de forma manual. Constituída basicamente de viga, carro e talha, foi desenvolvida para suportar pesos variados e é composta por uma estrutura metálica horizontal.

As pontes rolantes se movem sobre trilhos, apoiados em vigas de rolamento e a carga de elevação é limitada apenas pelo vão do equipamento, comprimento do caminho de rolamento e altura de elevação.

Elas podem ser usadas nos mais diversos segmentos industriais e auxiliam diretamente na logística de uma empresa, seja na movimentação de matéria-prima, de equipamentos ou produtos durante o processo de fabricação e expedição.

Aplicação de ponte rolante

As pontes rolantes podem ser usadas nos mais diversos segmentos industriais, como: metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico, automotivo, siderúrgico, mineradoras, indústria plástica e metalmecânica, indústria ferroviária, de geração de energia e da construção civil. Elas auxiliam na movimentação de matéria-prima, cargas e produtos durante todo o processo de fabricação, armazenagem e expedição.

Entre as vantagens na utilização de pontes rolantes estão a otimização do tempo, segurança, facilidade no transporte de materiais, melhor aproveitamento de espaços e aumento significativo na produtividade e economia.

Benefícios da ponte rolante

As pontes rolantes Brevil ajudam as empresas a terem mais produtividade, agilidade, economia e praticidade. Elas foram desenvolvidas para suportarem grandes cargas e fazerem a movimentação de forma segura, estável e suave.

As pontes rolantes eliminam gastos com gás e manutenções rotineiras semanais, além de conservar o chão de fábrica e não interferir no espaço interno.

Elas garantem ainda a redução dos gastos com mão de obra de operador, já que os equipamentos podem ser manuseados através de um controle remoto. Como os colaboradores não precisam realizar o carregamento excessivo de peso de forma manual, as pontes rolantes também contribuem em melhores condições de trabalho, aumentando a segurança durante a movimentação de cargas e deixando tempo livre para outras atividades.

Componentes de uma ponte rolante

Os principais elementos de uma ponte rolante são: viga, carro e talha.

Para que a ponte possa ser instalada, é necessário apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento. Em locais onde não há esse suporte, é necessário a personalização.

O carro serve para elevar e descer a carga e correr ao longo do eixo transversal. As pontes rolantes podem possuir carros principais e auxiliares, dependendo da operação que se deseja realizar. A elevação pode ser realizada através de cabos de aço ou correntes, e os objetos podem ser movidos horizontalmente ao longo do eixo da própria ponte.

Para que a ponte rolante possa ser instalada, é necessário apoio de sustentação para os trilhos e caminho de rolamento. Mas, se a estrutura não possui a capacidade necessária para comportar os equipamentos, a Brevil desenvolve soluções específicas para que o galpão possa ter o produto instalado.'

Controle de movimento

As Pontes Rolantes Brevil, são equipadas com produtos de alta qualidade e com tecnologia de ponta. Os equipamentos são projetados para que a movimentação e elevação de cargas sejam realizadas de forma rápida, segura e eficiente. 

Pontes rolantes podem ser acionadas por controle remoto

A ponte rolante Brevil pode ser acionada e operada através de um controle remoto, reduzindo gastos com mão de obra e trazendo outros benefícios, como: melhores condições de trabalho, otimização de tempo e recurso, segurança e aumento na produtividade. Todos os equipamentos são entregues com o combo de um receptor e dois transmissores, em caso de necessidade de manutenção de um transmissor, resolve-se apenas colocando o reserva em serviço, com isso o equipamento não tem uma parada por falta deste componente.

Inversores de frequência trazem suavidade nos movimentos

Além disso, elas são equipadas com inversores de frequência, que tornam as operações mais eficientes e seguras, trazendo suavidade nos movimentos (principalmente na aceleração e frenagem) e durabilidade do motor e do sistema mecânico do equipamento, além de gerar economia no consumo de energia elétrica.

Conheça as Pontes Rolantes Brevil

Confeccionadas nos níveis mais elevados de tecnologia e eficiência, com componentes nacionais de fácil acesso nos mercados locais e uma plataforma de manutenção aberta, as Pontes Rolantes Biviga e Monoviga Brevil, apresentam movimentação suave e estável, robustez, confiabilidade, inovação e segurança para movimentação e elevação de cargas. Elas são fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade e apresentam diversas vantagens, como: baixo ruído de deslocamento, facilidade no manuseio, suavidade nos movimentos, acessórios opcionais e atendimento às exigências de segurança.

PONTE ROLANTE BIVIGA BREVIL

A Brevil possui atualmente, capacidade de fabricar Pontes Rolantes Biviga de até 200 toneladas de capacidade de carga, com vãos de até 40 metros.

PONTE ROLANTE MONOVIGA BREVIL

As Pontes Rolantes Monoviga têm capacidade de até 15 toneladas e vãos podendo atingir 30 metros.

Características das Pontes Rolantes Brevil

As pontes rolantes são fornecidas com alimentação elétrica dos carros através de esteiras porta-cabos, aumentando a segurança operacional e de manutenção.

Entre outras características, as Pontes Rolantes Brevil atendem às especificações da NR-12, oferecem a opção de cabine de comando, caminho de rolamento metálico, carros coletores e pantográficos, comando por botoeira acoplado a talha, comando via rádio, controle de velocidade por comando ou inversor de frequência, estrutura 100% jateada padrão SA 2,5 através de túnel automático, fim de curso para translação, direção e elevação, freios externos (caso necessário), garras mecânicas e hidráulicas para captação de materiais, sistema anti-colisão com sensores de aproximação, etc.

Saiba mais sobre as soluções da Brevil

A Brevil Bremer Metalmecânica Ltda atende os mais diversos segmentos, como de alimentação de caldeiras, construção civil, fundição, geração de energia, papel e celulose, ramo alimentício, distribuição de aço, fábrica de máquinas, ramo madeireiro e de compensados, estruturas metálicas, entre outros.

No caso de pontes rolantes, a empresa oferece estudos de engenharia para execução de alterações de vãos, de capacidade, de velocidade e análise estrutural, de acordo com a necessidade de cada negócio.

Além disso, a empresa fabrica pórticos e semipórticos rolantes (monoviga e biviga), talhas elétricas, monovias, carros de transferência e braços giratórios.

Solicite um orçamento e adquira a solução ideal para sua necessidade!

Aguarde