Tipos de pontes rolantes

Tipos de pontes rolantes

A ponte rolante é responsável por movimentar e elevar produtos, matérias-primas, outros equipamentos e diferentes tipos de cargas, com agilidade, eficiência e segurança.

Atualmente existem dois tipos mais comuns e comercializados no mercado: a ponte rolante univiga e dupla viga.

Saiba mais sobre cada uma delas no decorrer deste artigo!

 

Ponte rolante univiga

Como o próprio nome já indica, a ponte rolante univiga, também chamada de monoviga, costuma ter apenas uma viga e talha com fixação na parte inferior da viga.

→ A Ponte Rolante Monoviga Brevil pode ser fabricada com capacidade de carga de até 15 toneladas e vãos de até 30 metros.

 

Ponte rolante dupla viga

As pontes rolantes duplaviga, ou biviga, possuem a duplicidade de vigas que permite o carregamento e movimento de cargas ainda muito mais pesadas. Neste tipo de equipamento, a talha tem fixação na parte superior da viga.

→ A Ponte Rolante Biviga Brevil pode ser fabricada com capacidade de carga de até 200 toneladas e vãos de até 40 metros.

 

Pórtico rolante é diferente de ponte rolante?

Sim! Podemos dizer que os pórticos são uma modificação das pontes, mas, têm bastante diferenças entre eles.

Enquanto as pontes rolantes se movimentam e são apoiadas através de uma sustentação aérea, os pórticos se movem sob trilhos instalados no piso:

→ A ponte rolante é constituída por viga, carro, talha e componentes eletroeletrônicos. Seu movimento acontece através de trilhos apoiados nas vigas do caminho de rolamento.

O pórtico rolante se move sobre trilhos instalados no piso, e por este motivo, podem ser utilizados dentro de indústrias e demais empreendimentos, ou a céu aberto. Os pórticos possuem vigas principais que suportam o peso da carga a ser movimentada com pernas em suas extremidades apoiadas sobre cabeceiras verticais, que se movimentam através de trilhos instalados no piso.

• Clique aqui e confira todas as diferenças entre pórticos e pontes rolantes!

 

Como escolher o melhor tipo de ponte rolante?

O melhor tipo de ponte rolante depende do ambiente onde será instalada e da aplicação a ser destinada. É necessário realizar uma avaliação sobre as cargas que serão movimentadas, finalidade do equipamento e o espaço onde serão armazenadas.

Tendo essas informações em mãos, fica fácil descobrir se é necessário uma ponte rolante univiga ou dupla viga, se precisará de acessórios opcionais e se a estrutura está apta a comportar o equipamento.

• Clique aqui para saber o que você precisa analisar para adquirir uma ponte rolante!

 

Diferenciais das Pontes Rolantes Brevil

As Pontes Rolantes Brevil são produzidas com tecnologia própria, apresentam robustez, confiabilidade, inovação e segurança para movimentação e elevação de cargas.

Elas são fabricadas seguindo rigorosos padrões de qualidade e apresentam diversas vantagens, como: baixo ruído de deslocamento, suavidade nos movimentos, facilidade no manuseio, acessórios opcionais e atendimento às exigências de segurança.

Elas podem ser acionadas e operadas através de um controle remoto, reduzindo gastos com mão de obra e trazendo benefícios como melhores condições de trabalho, otimização de tempo e recurso, e aumento na produtividade.

A Brevil oferece aos clientes projetos customizados, com a fabricação de produtos nos mais diferentes tipos de estrutura e com recomendações baseadas nas necessidades específicas de aplicações de elevação.

São mais de 23 anos de tradição no mercado e centenas de clientes atendidos. Solicite um orçamento diretamente pelo site, ou, entre em contato com a equipe comercial!

Aguarde