NOTÍCIAS

Torneio de Robótica

Você já ouviu falar do torneio de robótica que acontece desde 1998? Criado pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.


O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.


A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. 

A iniciativa fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores  são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real,  bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.

O SESI vai realizar uma série de eventos para divulgar a nova temporada do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League 2018-2019, cujo tema é Into Orbit. Os encontros serão promovidos em 10 estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco - e o DF entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro. Confira o calendário completo abaixo.

Nos eventos, representantes do SESI vão falar sobre o tema da nova temporada e seus desafios. Integrantes de equipes vencedoras de temporadas anteriores vão dar depoimentos sobre a participação do torneio. Quem for aos eventos também vai poder assistir à conferência do astronauta Marcos Pontes.

A Brevil estará participando da etapa estadual em Rio do Sul, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de Outubro. Venha prestigiar, traga seu filho para este mundo de conhecimento.

Calendário:

Local

Endereço

Data

São José dos Campos (SP)

Teatro do SESI - Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos

1 de agosto

Porto Alegre (RS)

Salão de Convenções - Av. Assis Brasil, 8787

11 de agosto

Salvador (BA)

SESI Retiro - Escola SESI Reitor Miguel Calmon
Praça Visconde de Monte Alegre s/n – Largo do Retiro

18 de agosto

Contagem (MG)

Teatro do SESI Alvimar Carneiro de Rezende
Av. Sócrates Mariani Bitencourt, 750 – Bairro Cinco

22 de agosto

Brasília (DF)

Centro Cultural Yara Amaral
QNF 24 - Área Especial - Taguatinga Norte

1 de setembro

Goiânia (GO)

Teatro do SESI - Av Joao Leite, 1013 - Setor Santa Genoveva

1 de novembro

Rio do Sul (SC)

SESI - Escola do Rio do Sul
Rua Prof. Wenceslau Borini, 2690 - Canta Galo

18 de outubro

Curitiba (PR)

Colégio SESI
R. Dr. Heleno da Silveira, 351 - Boqueirão

19 de outubro

Recife (PE)

Auditório Térreo Casa da Indústria
Av. Cruz Cabugá, nº 767 - Santo Amaro

29 de outubro

São Gonçalo do Amarante (RN)

SESI/SENAI Zona Norte 
Av. Bacharel Tomaz Landim, 1042

30 de outubro

Manaus (AM)

Será divulgado em breve

31 de outubro