NOTÍCIAS

Tradição de Família, aliada a ferramenta certa!

Como uma tradição de família, o Sr. Vanderlei Forster junto com sua esposa, Celeide e as  filhas, seguem com a plantação de cebolas herdada de seus familiares. São mais de 40 anos no cultivo desta erva terrícola, buscando inovação no cultivo e excelência na qualidade da hortaliça.

Em 2015, quando buscava informações e visitava empresas de pré-moldados para construir um novo galpão; já que seu antigo, todo em madeira, já não suportava mais a demanda da produção, conheceu a Ponte Rolante instalada nestas empresas. Como primeira impressão já percebeu que este equipamento poderia e muito lhe auxiliar no carregamento e manuseio da safra no novo galpão, em Alfredo Wagner, SC.

Em visita à Brevil em abril de 2015, ficou impressionado com a estrutura que a empresa oferece, visitou a fábrica, conheceu os equipamentos e apostou no equipamento Ponte Rolante Monoviga 2 toneladas que a Brevil lhe ofereceu como solução que melhor atenderia ao processo em questão. Superando suas expectativas, a ponte foi instalada em Novembro de 2015 e só trouxe benefícios ao produtor rural.

Antes da Automação
O carregamento era realizado com empilhadeiras e trator munck, 10 profissionais divididos entre operadores de máquinas e ajudantes, as máquinas para o carregamento e manuseio ocupavam o espaço útil do galpão. Não havia muita segurança durante a execução do trabalho, os caminhões eram carregados em 1 hora e 30 minutos aproximadamente e ficava-se até meia noite no galpão para carrega-los, onde o cansaço tomava conta dos operadores, colocando em risco a segurança de todos.

Depois da Automação
Todo o trabalho de manuseio e carregamento é feito através da ponte rolante. Não houve dificuldade no aprendizado da operação. Hoje é possível carregar um caminhão em 30 minutos e a própria família do Sr. Vanderlei ajuda no carregamento e manuseio das cargas, que é tanto de fertilizantes ou componentes para a lavoura, como a própria safra da cebola.

“A ponte rolante nos auxilia o ano inteiro, ajuda na plantação com a chegada das sementes e fertilizantes, temos maior segurança no manuseio dos bags, evitamos muitos acidentes que antes aconteciam devido ao cansaço. O trabalho de carga de um caminhão é realizado rapidamente e não é necessária a contratação de ajudantes, somente o motorista e o operador da ponte fazem todo o serviço.” Comenta o Sr. Vanderlei Forster.

Já D. Celeide, esposa do Sr. Vanderlei ressalta que “todo o processo melhorou, conseguimos descarregar os implementos agrícolas, máquinas, peças do trator, tudo com a ponte rolante, podemos dizer que é outra vida trabalhar com a ponte. A Brevil nos recebeu muito bem e indicamos a empresa a todos que vem nos visitar e que desejam melhorar seu processo produtivo.”

A colheita acontece entre os meses de Dezembro e Janeiro. Esta última safra trouxe números recordes para o Sr. Vanderlei, 450.000 mil kilos de cebola foram colhidos e comercializados. Tudo isso deu-se pelo sistema de irrigação com inversor de frequência instalado na lavoura, onde foi possível manter a umidade necessária para uma boa colheita. Considerado um visionário e inovador, o Sr. Vanderlei também preocupa-se muito com o produto que esta oferecendo ao mercado e frequentemente analisa o solo e busca alternativas para melhorar  a qualidade da cebola. “Sem a ponte rolante, teríamos um gasto muito maior com tempo e mão de obra, o trabalho destas últimas safras tem sido gratificante e funcional.”, explana Sr. Vanderlei, realizado por ter alcançado seus objetivos.